Sobre a Gati Consultoria

A Gati Consultoria começou de um sonho em empreender da sua líder, Ana Gati.
Ana teve 30 anos experiência como executiva em grandes empresas multinacionais (Avon e Mars Inc.) e também em consultorias de gestão (McKinsey & Company e Kearney), no Brasil e exterior.

Depois de alguns anos trabalhando com empresas de diferentes segmentos de negócio como executiva e consultora, percebeu que poderia agregar mais para a transformação das empresas e das lideranças se tivesse uma abordagem de maior apoio as lideranças num período de tempo maior, porem de forma mais pontual e continua. Dessa forma, poderia acompanhar melhor os movimentos da organização e apoiar seus líderes nas mudanças necessárias para atingir seus resultados de forma duradoura. Um trabalho que aplica metodologias de trabalho de acordo com a necessidade de cada um.

A Gati Consultoria iniciou suas atividades em 2015, utilizando-se de uma rede de parceiros e no início de 2020 se torna também uma afiliada do Shingo Institute no Brasil, fortalecendo ainda mais seu modelo de atuação.

Na gestão, atua junto às lideranças de seus clientes, ajudando-os primeiramente a identificar os reais problemas que precisam ser tratados para o desenvolvimento do negócio. A partir se define como planejar e implementar as mudanças de processos e comportamentos que irão transformar a empresa e os esforços requeridos nessa trajetória. A Gati Consultoria se preocupa não somente que o projeto seja realizado e o resultado obtido, mas principalmente em como a organização participa disso. Importante considerar quem serão as pessoas da organização capazes de implementar e transmitir o conhecimento e novas práticas para os demais. Quem e como os líderes demonstrarão o comportamento adequado para a mudança. Como engajarão as equipes e seus liderados nesse processo de transformação.

Normalmente algumas dimensões são consideradas nessa jornada, podendo variar de acordo com as necessidades dos clientes: processos & sistemas digitais, rotinas de gestão incluindo monitoramento dos resultados através de comunicação entre os níveis hierárquicos, modelo organizacional as habilidades das equipes necessárias para o negócio e os comportamentos e crenças que precisam ser mudados para o novo momento esperado.

Na governança, Ana Gati atua como conselheira de administração e comitês de apoio a governança. A Gati Consultoria também atua na estruturação de conselhos para a governança de empresas familiares. Considerando o tripé de John Davis: propriedade, negócio e família, os temas requerem análise e evolução de acordo com o tempo e metodologias necessárias para cada caso. Buscando o desempenho e longevidade dos negócios/empresa dentro de diferentes necessidades das famílias. Grandes desafios das empresas familiares estão na profissionalização da gestão e processo sucessório, os quais requerem apoio e acompanhamento da consultoria nas diferentes fases até que a governança esteja consolidada.

A governança associada à gestão das empresas com excelência deve no curto e médio prazo serem foco de atenção para que a longevidade dos negócios, frente a um propósito definido.

A Gati Consultoria acredita que os aspectos ESG (Environmental, Social and Governance), devem ser parte do dia a dia das organizações, ajudando a transformação das organizações para um mundo melhor, respeitando o planeta, trazendo o sucesso dos negócios através da diversidade e governança. A Gati Consultoria se orgulha do trabalho que tem prestado as empresas em que atua, mantendo relacionamento firme e respeitoso.

Sobre a Ana Gati

  • Executiva de grandes multinacionais Avon Cosméticos e Mars Incorporated (proprietária das marcas Pedigree, Whiskas, Royal Canin, M&M, Twix e outras).
  • Posições de VP e Dir (Manufatura, P&D, Planejamento, Logística, Compras). Atuando em toda a cadeia de valor da indústria
  • Consultora Expert de grandes Consultorias de Gestão: Kearney e McKinsey & Company. Foco estratégico em Operações industriais end to end
  • Fundadora da Gati Consultoria em Gestão e Governança, afiliada ao Shingo Institute, que tem foco na Transformação Cultural e Operacional para Excelência. Além de atuar em outros projetos
  • Conselheira de Administração Certificada (CCA) pelo IBGC e Conselheira Certificada em Risco (QRD) pelo Directors and Chief Risk Officers (DCRO).
  • Co-Chair do DCRO Institute na América do Sul.
  • Conselheira de Administração de diversas empresas familiares e privada. Companhias de capital fechado e capital aberto.
  • Presidente e fundadora do Instituto Mulheres em Operações – MEO – Set/2021
  • Mentora de Executivos pela Fundação Dom Cabral ( FDC) e CEOLab
  • Professora em disciplinas de Estratégia, Inovação, Cadeia de Valor e Sustentabilidade/Economia Circular, Operações Industriais, transformação Operacional e Cultural
  • Foi membro das comissões do IBGC de Mercado & Capitais e Sustentabilidade, atualmente é membro da comissão de pessoas. Membro do Comitê de Estratégia e Governança da AMCHAM e Membro WCD (Women Corporated Directors).

SOBRE O INSTITUTO SHINGO

Em 2008, o Instituto Shingo apresentou ao mundo o Modelo Shingo, guiado pelos 10 Princípios orientadores para a Excelência Operacional e Organizacional, com uma abordagem Comportamental. O Modelo Shingo deu visibilidade e impulsionou o Prêmio Shingo que passou a representar e certificar o verdadeiro padrão internacional de Excelência Operacional. E mais importante, criou debates sobre os princípios orientadores e os comportamentos que eles guiam, sobre os sistemas que eles impulsionam e de que forma alcança resultados duradouros. O Prêmio Shingo é baseado em uma avaliação completa de cultura da organização e de como conduzi-la à resultados de classe mundial, utilizando Lean Management.

Atualmente várias pessoas e organizações em todo o mundo se beneficiam do Shingo Model, assim como dos Summits, Workshops e visitas guiadas desenvolvidas pelo Instituto Shingo. Estes eventos acontecem durante o ano todo em vários países. Eles tem o objetivo de ajudar as pessoas a entender os princípios e implementar os sistemas que impulsionam os resultados duradouros e a cultura que as empresas tanto almejam. Em suma, o Modelo Shingo tem sido de grande importância para o processo de Melhoria Contínua na busca da Excelência Empresarial.

As 3 percepções da Excelência Empresarial segundo o Modelo Shingo são:

1- Resultados ideais (KPIs) requerem comportamentos ideais(KBIs):

O resultado é o objetivo de toda organização, mas existem vários métodos pelos quais eles são obtidos. Resultados ideiais são sustentáveis no longo prazo. Apenas com o aprendizado e a introdução de novas ferramentas e sistemas não se alcança um resultado ideal. Grandes líderes entendem a relação de causa e efeito entre os Resultados e Comportamento. Para alcançar Resultados Ideais, os líderes devem fazer o trabalho difícil de criar um ambiente onde os comportamentos ideais são evidentes em cada indivíduo.

2- Propósito e Sistemas impulsionam os comportamentos:

Os propósitos têm um efeito profundo sobre o nosso comportamento. O que muitas vezes é esquecido é o efeito igualmente profundo que os sistemas afetam no comportamento. Grande parte dos sistemas que orientam a forma como as pessoas trabalham em nossas empresas foram criados para gerar um resultado específico sem levar em conta o comportamento que o sistema consequentemente guia. Os gestores têm um trabalho enorme para realinhar os sistemas de gestão e de trabalho para impulsionar o comportamento ideal necessário para alcançar resultados ideais.

3-Princípios impulsionam comportamentos ideais:

Princípios são regras fundamentais e nos ajudam a ver as consequências positivas e negativas dos nossos comportamentos. Este fato nos permite tomar decisões com mais informação, mais especificamente, sobre como podemos escolher se comportar. Quanto mais os líderes, gerentes e funcionários entenderem os princípios de excelência empresarial e que sistemas precisam estar alinhados para reforçar o comportamento ideal, maior a probabilidade de criar uma cultura sustentável de excelência onde a obtenção de resultados ideais é uma regra e não uma aspiração.

O Prêmio Shingo é o mais alto padrão mundial de excelência operacional, é baseado em uma avaliação completa da cultura de uma organização e em como ela conduz a resultados de classe mundial. Os examinadores Shingo se concentram no grau em que os Princípios Orientadores Shingo do Modelo Shingo™ são evidentes no comportamento de cada funcionário. Os examinadores Shingo observam o comportamento e determinam a frequência, duração, intensidade e escopo do comportamento baseado em princípios desejados. Eles também observam o grau em que os líderes se concentram em princípios e cultura, e os gerentes se concentram no alinhamento de sistemas para conduzir comportamentos ideais em todos os níveis.

As organizações que recebem o reconhecimento do Shingo se dividem em três categorias:

Prêmio Shingo
Um símbolo mundialmente reconhecido do estabelecimento de uma organização de sucesso de uma cultura ancorada em princípios de excelência empresarial.

Medalha de Prata Shingo
Organizações que amadurecem na jornada com foco principal em ferramentas e sistemas para melhoria.

Medalha de Bronze Shingo
Organizações nos estágios iniciais da transformação cultural com foco principal em ferramentas para melhoria.

O Dr. Shigeo Shingo, nunca parou de buscar o sucesso, sempre insistiu em melhorar tudo, especialmente as coisas que parecem estar indo bem, e nós continuamos seguindo seu exemplo.

Download Flyer

Com o Modelo Shingo não é diferente, sua metodologia pode ser aplicada em diferentes tipos de empresas com foco nas pessoas e em seus comportamentos e sabemos que as organizações são feitas por pessoas, logo o modelo está em constante evolução e transformação para atender rapidamente as necessidades das empresas que dela fazem uso.