Consultoria em Gestão de Empresas - Transformação Organizacional

Se sua empresa tem problemas em obter resultados duradouros, onde as melhorias conquistadas não se sustentam. Os problemas voltam e não são resolvidos, os projetos não são implementados de forma correta nem no tempo acordado, as áreas trabalham em silos, boas práticas de gestão estão em poucas áreas e não se torna uma cultura da empresa, rotatividade de pessoas em algumas áreas causando perdas de conhecimento... dentre outros problemas que impactam no resultado duradouro do negócio. E se não mudar esse cenário a credibilidade da liderança fica ruim, equipes se sentem desgastadas e o clima geral da empresa não é bom.

A Gati Consultoria tem resolvido esse problema com a Estruturação de Programas de Transformação Organizacional.
Tipicamente um Programa de Transformação é composto de alguns pilares de trabalho:

  • Alinhamento entre demanda e capacidade buscando estabelecer processos puxados, quando possível. Utilização de soluções digitais quando possível, alinhado às oportunidades das Operações 4.0.
  • Infraestrutura de gestão de rotinas: métricas de gestão, desdobramento de diálogos de desempenho nos níveis organizacionais, capacitação e gestão da melhoria.
  • Otimização da estrutura organizacional e matriz de habilidades.
  • Mentalidades e comportamentos que promovam a melhoria contínua e desenvolvimento das pessoas (Transformação Cultural).
  • Voz do Cliente – Entender as necessidades do cliente e traduzi-las para o negócio.

Entretanto, não existe um padrão único de trabalho. Após uma fase de diagnóstico se define melhor as iniciativas necessárias, de acordo com a maturidade a organização e seus processos.

Os benefícios de um Programa de Transformação são muitos: além de maior eficiência de processos, maior autonomia das equipes nas suas atividades, desenvolvimento das lideranças para continuar nas melhoras de forma autônoma.

No caso de Indústria, o Programa de Transformação aborda o Supply Chain end to end e todos os processos envolvidos: compras, logística, planejamento, produção, manutenção, engenharia e processos de suporte. Assim como, melhoria de clima organizacional através de busca dos comportamentos ideais.